terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Desabado Financeiro!

Quem me conhece sabe que sempre tive problemas em gestão financeira.
Não posso colocar a culpa toda na minha cara metade mas.... tem um grande quota neste problema.
Este final de ano, após um mês muito complicado e de grande sacrificio tomei algumas atitudes drásticas.
Se foi/é fácil?? Claro que não, mas acima de tudo tenho que me focar nos meus filhos. Eles sim são os mais importantes para mim...
É duro queremos ir ao médico com uma criança doente e não haver dinheiro suficiente na conta e termos que esperar até ao final do dia por uma consulta de recurso gratuita...É muito muito complicado, querermos ir comprar comida e não sabermos se temos o dinheiro suficiente para o fazer..
E porquê? Não fazemos viagens... este ano nem fomos de férias e o resultado? Conta sempre negativa!
Os empréstimos bancários tem uma grande culpa neste desaire financeiro...E neste campo entra a minha quota parte da culpa. Já algum tempo deveria ter dito: Basta!!! Temos que mudar...
Se falámos sobre o assunto? Falámos, falamos várias vezes.... Mas palavras vazias, vamos fazer isto e aquilo, passa o período mais complicado e... volta tudo ao mesmo.
Até com o meu orçamento doméstico. Nos meses mais complicados ando em cima, para as coisas não descambaram...depois vem uma altura com mais trabalho, desleixo um pouco e quando vou a ver... está tudo estragado.
Para recuperar deste desaire é necessário muita disciplina e muita organização... o que não é fácil!
Mas tem que ser!
É raro o mês que não gaste mais do que ganhamos e é claro, o dinheiro tem que sair de algum lado...
Poupanças? Não conseguimos fazer....O que tinhamos já voou... Depois de se tirar é raro conseguirmos voltar a reforçar...
Para resolver o problema dos empréstimos o ideal era amortizar... Estava esperançosa que o dinheiro que o ex-patrão do marido lhe deve resolvesse esse problema... mas ano após ano.... decisão do tribunal e ação atrás de ação....e o dinheiro não chega.... já passaram quase 4 anos e nada...
Acredito que as coisas acontecem porque temos algo para aprender... E até agora julgava que o que tinha que aprender era gerir melhor.... Mas não, o que tenho para aprender aqui é :
- Aprender a dizer Não!
- Aprender a ser justa, dura!
E enquanto não aprender isto.... nada vai mudar. As coisas vão melhorar mas... acontece algo e volta tudo ao mesmo!
Se não me assusta o futuro? Claro que assusta! E se repente acontece algum problema grave de saúde, desemprego??? Ficamos logo na bancarrota.... Mas, nem vale pensar no negativo para não atrair!!!!
Para resolver este probelam já tentei várias coisas:
- trabalhar apenas com multibanco - quando tenho dinheiro na carteira acabo por gastar mais....
- trabalhar apenas com dinheiro - acabo por perder o rasto do dinheiro...
- vários tipos de orçamento doméstico;
- mudanças de supermercado - deixei de ir mais as hiper e passei mais para os pequenos.
Mas nenhuma destas mudanças fez o efeito necessário.
Claro está que ajudou...Pensando a sério na coisa, o nosso poder de compra é muito inferior ao de alguns anos atrás, devido ao aumento de impostos, aumentos dos preços, etc, todas estas situações que tão familiares são a muitos de nós.
Qual a meu plano de combate?
Nenhum plano resulta se não tivermos um objetivo bem definido...
Motivo: Segurança Financeira para os meus filhos!!!!
Este é um execelente motivo e neste que tenho que me focar....
Plano:
O plano é composto por várias partes:
- Menos Gastos
- Redução Dívida
- Poupança

- Menos Gastos: nesta rubrica entra várias vertentes.
1º Cortar nos levantamentos indevidos: vai existir apenas um cartão de multibanco, que ficará na minha posse. O marido ficará com um cartão recarregável de forma a tentar gerir melhor o seu dinheiro.
2º Fazer levantamentos quinzenais para pagamentos de despesas, pois só temos um cartão o que exige melhor gestão neste campo.
3º Continuar a procurar promoções, supermercados mais baratos.
4º Evitar gastos desnecessários!
5º Controlar todos os gastos com o orçamento doméstico.
- Redução Dívida:
Todo o dinheiro extra que possa entrar será para a redução de dívidas. Dinheiro extra inclui: subsdídios e devolução de IRS, vendas extras, prémios extra...
- Poupança:
Com a redução dos empréstimos irá ser possível efetuar poupança.
Poupança para:
1. Pagamentos anuais- seguros, IMI, etc
2. Férias
3. Nova viatura
4. Poupanças
E só assim é possível conseguir ter alguma estabilidade financeira.
Arregaçar mangas e mãos á obra.

P.S. - Comecei a escrever porque precisava do desabafo, pensei se deveria ou não postar devido à natureza pessoal do post...mas se for possível com ele ajudar alguém ou alguém ter dicas para me ajudar a mim, achei que o deveria postar...

7 comentários:

  1. Ao ler cada linha que escreves-te, é como se tivesse eu própria a escrever, tal e qual!!!
    Tb eu sou muito "boazinha" nesse aspeto, devia ter mais mão firme e dizer não na altura devida, mas então... depois no dia-a-dia quem gere as coisas sou eu e só me culpabilizo por estarmos como estamos, mas o certo é que faltou ali um Não redondo e bem audível que não houve!!

    Mas agora já é tarde, e não vale a pena estar a pensar e se e se...

    Desde já agradeço o teu desabafo sincero, embora seja uma situação que não se deseja a ninguém, como é obvio, é bom saber que existem mais pessoas na mesma situação e que juntos podemos entreajudar.

    Já tirei uns apontamentos embora no fundo esse é o meu plano para 2014.
    Gostava de poder pôr o subs natal q recebo em duodécimos de parte por forma a liquidar os créditos, queria usar o reembolso do irs pró mesmo fim, bem como o subs de ferias só depois é que vou conseguir poupar, porque até lá é tentar manter as contas a positivo, pk até isso o meu plafon está no negativo :(

    Quero arranjar uma maneira de não mexer nesse dinheiro extra nem que a vaca tussa mas ainda não arranjei, seja mealheiros, seja contas poupança, seja lá o que for, num aperto lá se vai o raio do dinheiro pá, parece incrível!!!

    Mas, um novo ano começa e parece que não, vimos com nova força, há que ser firmes :)

    jokas
    mae_qb

    ResponderExcluir
  2. Como eu sei o que isso é! Também me sinto assim e já não sei onde cortar mais e reduzir mais, prendas já há dois anos que não existem!

    ResponderExcluir
  3. Pensa em usar mais a sopa nas refeições e em reduzir nas guloseimas, por vezes ajuda a colocar algo de lado. Boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Cá em casa somos, eu o meu marido e dois filhos com 7 e 10 anos, tento poupar ao não comprar comida cara. Comemos de forma saudável, mas eu era incapaz de gastar mais de 5 euros por refeição, também compro algumas guloseimas mas só quando estas estão em promoção. Era incapaz, de dar 2 euros por um pacote do bolachas. Os iogurtes compro sempre em promoção, quase todas as semanas ou num lado ou noutro estão em promoção. É assim que tento poupar.
    A minha estratégia é comprar mais vezes e menos quantidade, assim aproveita-se melhor as promoções e quando a promoção me agrada aí faço stock, O azeite, o arroz, a massa, os detergentes são sempre comprados em boas promoções.
    Boa sorte para a tua nova luta.
    ss

    ResponderExcluir
  5. ao ler o teu comentario e a minha vida eu poupo poupo mas o meu marido nao e depois quem paga .... sou eu que nao consigo dormir de tanto pensar...

    ResponderExcluir
  6. Atenção a todos os requerentes de empréstimo!
    Olá,

    Você precisa de um empréstimo? Você está interessado em obter qualquer tipo de empréstimo? Ou você é financeiramente preocupado?. Você tem uma dívida para pagar? Damos empréstimos para qualquer parte do mundo. Nossas taxas de juros do empréstimo é de 3% ao anular com uma duração negociáveis, independentemente da localização ou estado de crédito. Para obter um empréstimo hoje Contacte-nos via e-mail Empresa Endereço em: klarabannyfinance@yahoo.com

    NOTA: dá a mínima de 500,00 DÓLARES / EURO a um máximo de 50.000.000,00 dólares dos EUA / EURO, ETC Um pedido de empréstimo deve ser declarado em dólares ou euros dos EUA, e qualquer outra moeda utilizada.

    Contato: klarabannyfinance@yahoo.com: para o seu empréstimo hoje, estamos ao seu serviço.

    Atenciosamente,
    Klara Banny
    Gerente em cooperação


    Empréstimo Oferta Aplicar Agora imediatamente.

    ResponderExcluir
  7. la mayoría de los solicitantes de préstamos tienen que pedir prestado dinero para comprar su casa o financiar su negocio. pocos tienen suficiente dinero en el banco o en otros activos fácilmente vendibles para obtener un préstamo del banco como garantía. (incluso aquellos pocos que tienen suficiente dinero o activos generalmente tienen dificultades financieras para pedir dinero prestado al banco) pero el Sr.Pedro y su compañía de préstamos ofrecen préstamos con activos como garantía y ofrecen una tasa de 2 a cambio entre el monto del préstamo de $ 5000 a $ 5,000,000.00. siempre y cuando sea honesto para hacer una devolución. El Sr. Pedro y su compañía de préstamos otorgan préstamos hipotecarios, préstamos comerciales, préstamos personales, préstamos para automóviles a la baja tasa de 2. Puede enviar un correo electrónico a pedroloanss@gmail.com para obtener más información.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...