quinta-feira, 19 de abril de 2012

Evitar o mau comportamento!

Comprei já algum tempo um livro numa promoção cuja título é: DEZ REGRAS PARA SER BONS PAIS.
Gosto de ler sobre este tema, pois penso que temos sempre tanto a aprender do que diz respeito a educar os nossos filhos.
No entanto as regras constantes no livro são erros a evitar. E ao lê-lo pareceu que tinha coisas muito interessantes que gostaria de partilhar.




Evitar o mau comportamento das crianças

Todas as crianças querem atenção. 

As crianças desejam captar atenção positiva por parte dos pais. Adoram que os pais as elogiem, mas no geral, preferem que estes gritem com elas ou que as corrijam do que as ignorem. As crianças não aceitam ser ignoradas. 
Infelizmente, muito pais são apanhados na azáfama do dia-a-dia e esquecem-se de elogiar os seus filhos quando estes estão no caminho certo e se portam bem. Em vez disso, esperam até que as crianças façam algo de errada para então lhes prestarem bastante atenção. Com efeito, o processo exige que as crianças se portem mal para atrair a atenção dos pais.


Dar atenção é recompensar. Como mãe/pai, temos as possibilidades de escolher se focamos ou recompensamos o comportamento positivo dos nossos filhos, ou se nos concentramos primeiro no comportamento negativo. 
Pode ser necessário algum esforço inicial para refocar a nossa atenção para os comportamentos positivos, mas esse esforço trará resultados extremamente positivos no que respeita a uma maior complacência e a uma criança mais feliz e mais saudável.


Dicas para dar atenção positiva:

  • Recompense as crianças através do elogio de comportamentos positivos em vez de comportamentos negativos;
  • Recompense comportamentos específicos em vez de fazer elogios gerais;
  • Tente "apanhar" as crianças a portarem-se bem e elogie esse comportamento;
  • Fragmente um comportamento desejado em pequenos passos, elogiando cada passo;
  • Por vezes, pode ser necessário elogia a ausência de um comportamento negativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...