sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Não está fácil!!!!

Se existem semanas complicadas, esta é de certeza uma delas....
Apesar dos 2 últimos post serem positivos, não me sinto nada positiva. Aliás, sinto-me apática, sem vontade de fazer nada, sempre cansada!!!
No sábado fiz uma noitada no trabalho para conseguir assegurar o fecho do mês de Dezembro. Sim, sem receber um "tusto" ainda fiz horas extraordinárias!! Sei que muita gente pensa, é maluca. Mas era minha responsabilidade e sentia-me na obrigação de ter tudo acabado, como a administração tinha solicitado no início da semana.
Sei perfeitamente que o rendimento ao longo do dia no trabalho não anda nem em 65%. Ou porque houve uma reunião, e estamos todos a tentar perceber o que se passa! Ou porque estou preocupada, pois quero e preciso comprar isto ou aquilo e não sei como!!Ou porque os colegas conversam e eu não consigo abstrair-me. Se existem sectores que podem dar-se ao "luxo" de dizer/fazer mais tarde, e o que não ficar feito fica para o próximo mês, o meu sector não pode...Temos prazos fiscais a cumprir e é complicado gerir para depois... Assim, não é fácil trabalhar nestas condições...Mas o trabalho tem que ser feito e continuam-me a exigir prazos. E se eu não conseguir fazer durante o dia, vou ter que prolongar até ao final do dia de trabalho...

Para ajudar "à festa", quando chego a casa venho tão cansada (o desgaste psicológico neste altura é tremendo) que só me apetece deitar e dormir. Consequência: Fica tudo por fazer!!!

Os nervos andam nos pícaros!!! Esta semana, quando cai em mim, o R. estava muito triste no banco de trás no carro, a caminho para a Escola. Perguntei-lhe se estava chateado com a Mamã, resposta negativa. Perguntei se estava triste com a Mamã, e aí a reposta já foi positiva e completa: "Gritaste muito alto comigo"
(Já estávamos atrasados e ele a pastelar e eu passei-me, por várias vezes) Com as lágrimas nos olhos prometi-lhe que ia mudar, depois de explicar um pouco o que se passa com a Mamã (mas não tem desculpa -eu sei).

Na noite passada, o meu marido tive que ir com a C. para o hospital. Ela já estava a dormir algumas horas, acordou era 1h a chorar e com falta de ar. Teve que levar oxigénio e está com uma laringite. Como ele era suposto estar de folga hoje trocou por ontem. No entanto, quando me telefonou do hospital perguntou-me : "Quem é que fica com a C. amanhã? Tu não recebes!!" Eu nem respondi. Não posso! É claro que não recebo, mas o trabalho está lá todo para fazer.

Mais, quando o marido chegou, foi à cozinha, fazer-lhe uma papinha e...o chão estava inundado. A máquina da loiça passou-se!! Estava desde a 12h a trabalhar, sem lavar e a agua toda no chão. Resumindo: 5 horas de electricidade desperdiçada, agua desperdiçada, tudo molhado e encharcado...(e ainda esta manhã fez-me o mesmo)...

Apesar do meu horário de saída ser às 17:30h é raro o dia que o cumpre. Ontem, não foi excepção. Juro que pensei em cumpri-lo, mas apareceu uma coisa que tinha que acabar. E quando vou ver as horas, já era!!!
Como os miúdos estavam em casa com o pai, estava descansada...(quando o pai não está tenho que me preocupar com o ir buscar o R. à escola ou ir com ele à natação - quando o marido está de folga aproveito para acabar algumas coisas que não consigo ao longo do dia) Quando cheguei, tive que levar com o marido. Por que a C. está doente e não vens para casa. Não te pagam...Não adianta ficares mais tempo, nem sequer tens banco de horas...
Tudo o que ele diz tem razão, mas eu sinto a responsabilidade do meu trabalho e sei que tenho que o fazer.

E para ajudar ainda mais, ontem quando fui ao supermercado comprar pão, não tinha dinheiro para pagar...A conta está super negativa e eu nem dinheiro para o pão tinha!!! (isto é tão triste de dizer) Tive que levantar dinheiro do Cartão de Crédito para fazer faces a despesas do mês!! (mas com a preocupação constante- se não me pagarem, como vou pagar mais este levantamento)

Resumindo: Não tem sido nada fácil!!!

4 comentários:

  1. Há uns tempos atrás (antes da Letícia nascer) também fazia tudo pelo trabalho (cheguei a fazer 2 dias de trabalho num só), colocando claramente a família em segundo lugar. Entretanto ela nasceu e revi as minhas prioridades. Salvo algumas excepções (e hoje vai ser um desses dia), passei a sair a horas. Utilizei novos métodos de gestão de tempo (aqui está um livro com algumas sugestões http://www.wook.pt/ficha/gtd-fazer-bem-as-coisas/a/id/2843073) e até negociei o meu horário de trabalho (passei a entrar mais cedo, a fazer meia-hora de almoço e a sair mais cedo). Mas quando estou no trabalho, estou a 100%.

    Creio que deve haver muita distracção no teu, o facto dos colegas estarem na conversa é bem incomodativo. Não há possibilidade de trabalhares num local mais isolado? Estuda forma de gestão de tempo que te permitam fazer o mesmo, mas em menos tempo (sou o exemplo de que isso é possível).

    Mas honestamente, deves colocar a família em primeiro.Aliás, se em casa estiverem bem e tiveres uma vida mais equilibrada certamente serás mais produtiva no trabalho.

    Boa sorte para este momento tão difícil.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlota,
    Compreendo-te na perfeição. Os homens também sentem esse stress e ansiedade, só não o expressam e muito menos o extravazam...
    Embora o que eu vou dizer pareça tolo, é muito benéfico para nós, que estamos com as forças a acabar: quando estiveres só com ele, tens de te permitir chorar, sem dizer nada, só chorar e deixar sair esse stress. Ele vai perceber que algo muio grave se passa contigo, e pelo menos terá mais cuidado com o que te diz. Se ele quiser saber o que tens, acusa o stress no trabalho, a tua saúde física e emocional, apenas não o acuses a ele. Não resolve os problemas, mas contribui para os dois encararem os problemas como a causa das vossas dificuldades, em vez de o outro... Depois deste desabafo feito, talvez possam conversar sobre o que ainda se pode fazer para minimizar a falta do seu ordenado.
    Não desanime. Ariana

    ResponderExcluir
  3. Como eu te percebo!!!! Já me aconteceu essas tantas, mas tantas vezes... é o tempo que não dá para nada, os prazos a cumprir os problemas por resolver, exigências, horas extras exigidas sem pagamento e a família, casa, filhos tudo á espera... depois o homem não compreende, atira bocas, amua, os miúdos andam tristes pela nossa falta de paciência e gritos enfim conheço bem esse cenário!
    Só te desejo muita calma, tenta gerir o tempo no trabalho o melhor possivel e tb n te deixes prejudicar, porque sim, n te pagam logo n te podem exigir tudo!

    força!!

    ResponderExcluir
  4. Não desanimes...Um dia de cada vez ...Para te animares e como gosto muito de seguir o teu blog, tens um miminho lá no meu, para distraires um pouco !!! Beijocas Lucy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...