terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Resoluções 2012!!! # Finanças

Nas minhas resoluções de fim ano, as Finanças são uma das mais importantes. Este problema já se arrasta à demasiado tempo. É hora de corrigir esta situação. 
Viver abaixo das nossas possibilidades não é fácil. O rendimento mensal não é grande (e o volume de empréstimos estraga tudo).
Não contar com os subsídios para pagamentos de despesas correntes, é complicado, mas não é impossível. Se pensar bem, o ano 2011 não recebi nenhum subsídio e ainda cá estou... Se bem, que para pagar os seguros tive que recorrer ao VISA. Para evitar isso, este ano (pois não tenho a certeza se irei receber os subsídios) o melhor é fazer uma pequena provisão para estes pagamentos.
,,,,,
Assim para atingir o EQUILÍBRIO A NÍVEL FINANCEIRO as minhas medidas vão ser:
- Efectuar orçamento doméstico
Vou abandonar o meu antigo ficheiro em excell e começar a utilizar um novo ficheiro, que me ajude a orçamentar e não apenas a registar as despesas. ( já estou a utilizar, obrigada Mafalda S.)
- Pagar a mim primeiro
Sempre no início do mês vou colocar todos os meses 15€ numa conta poupança para mim e para o meu esposo. Colocar 15€ numa conta poupança para os miúdos. 
Vou fazer umas poupanças cá em casa. Aproveito a ideia dos envelopes, mas transformo-a. Vou fazer envelopes para colocar todos meses 5€ para : manutenção viaturas, férias, baptizado C.
- Provisionar Seguros
Para ser possível pagar os seguros sem recorrer a VISA preciso de colocar todos os meses 90€ de parte (2 seguros de carro, seguro multi riscos habitação, seguro saúde). Isto, infelizmente, no contexto actual é impossível. Vou trabalhar o meu orçamento de forma a verificar o montante possível.
- Amortizar Empréstimos
Vou colocar de parte 10€ para conseguir amortizar (um pequeno valor).
...
Os valores podem parecer pequenos, mas no meu actual orçamento (e já para não falar da crise) para a minha família é um grande esforço.
Este mês de Janeiro, por exemplo, não sei se vou conseguir cumprir com esta resolução. O orçamento já não permite mais...
Esta resolução vai ser bem complicada de cumprir...

6 comentários:

  1. Todos juntos não são valores pequenos, mas fazes muito bem fazer esse esforço, o ano não se avizinha fácil e cada vez menos podemos saber com o que contar. Bjs

    ResponderExcluir
  2. epa nem me fales deste mês !!!

    posso roubar-te algumas ideias posso? :)

    jokas e boas poupanças

    ResponderExcluir
  3. No meu orçamento doméstico também tenho peuqenos valores uns para poupar outros para fazer pagamentos posteriores, tenho o valor para seguro do carro, manutenções e selo dividido por 12, etc.
    É um esforço mas depois compensa. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Mãe ao quadrado, podes roubar as ideias à vontade!! e se tiveres mais partilha.
    Pelos comentários, já percebi...Mês Janeiro= Mês terrível
    Jokas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...